Business Model Canvas como ferramenta para seus negócios

Loyalty Canvas

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Business Model Canvas como ferramenta para seus negócios

Quando se pensa em um projeto de sucesso, agilidade e flexibilidade são duas virtudes primordiais. Com projetos cada vez maiores, complexos e um mercado em constante evolução, assim como a concorrência, é preciso poupar tempo e manter-se atualizado.

A gestão de projetos, assim como seu planejamento e execução, precisam estar atreladas a ferramentas e metodologias que facilitem o trabalho de toda a equipe. Um dos grandes problemas e barreiras enfrentados nesse assunto é que a forma tradicional de documentar um plano de negócios envolve muito tempo, é burocrático, precisa de grandes investimentos e diversos outros fatores que fazem com que ele seja dispendioso e complexo.

Na contra-mão disso, uma metodologia que vem sendo adotada por muitas empresas para o planejamento e execução dos projetos é o Business Model Canvas (ou somente Canvas), uma metodologia proposta por Alexander Osterwalder.

E o que é o Canvas?

O Canvas é um método de planejamento estratégico, quer permite tanto criar esboços de modelos de novos negócios quanto melhorar negócios já existentes. Este método substitui toda aquela dezena de papéis por um diagrama visual que possibilita avaliar o plano de negócios em uma única imagem.

Através de sua simplicidade de construção, a metodologia tem se mostrado muito mais funcional do que os tradicionais planos de negócios. Abaixo, como adaptamos o Canvas para o mercado de loyalty, criando o Loyalty Canvas, estruturado conforme nosso negócio.

loyalty canvas

Quando minha empresa deve implantar?

O momento ideal para utilizar o Canvas é no começo do projeto, pois ele ajuda a identificar possíveis problemas na execução das ideias e encontrar potenciais parceiros. Isso não significa que o Canvas não possa ser aplicado em projetos que já estão em andamento, significa apenas que o cenário ideal é no início do projeto.

Gestores imaginam que os benefícios do Canvas se encaixam apenas para empresas de pequeno porte ou empresas que possuem operações mais simplificadas. Porém, essa metologia já é largamente utilizada em grandes empresas e até mesmo em multinacionais.

Quais seus benefícios?

O modelo Canvas segue o princípio de que a criação de um projeto deve ser orientada por algumas perguntas: Por quê? O quê? Quem? Como? Quando? Quanto? São as respostas dessas perguntas que irão servir de ponto de partida para o preenchimento do diagrama.

Ao trabalhar com um formato de organização como este, é possível manter a equipe focada em objetivos tangíveis que levam a empresa a atingir grandes metas e mais, permite a visualização gráfica do plano como um todo.

Por tratar-se de uma ferramenta totalmente visual, o Canvas facilita a compreensão a respeito do negócio. Ele auxilia na apresentação da empresa para os colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores, sendo facilmente assimilado para quem acompanha.

Quais os itens que compõe o modelo?

O grande objetivo do Canvas é apresentar como sua empresa cria, entrega e captura valor de mercado. O modelo é divido em nove partes que estão estrategicamente posicionadas no painel para tornar o raciocínio mais rápido e prático.

As áreas do modelo tradicional são:

  • Segmento de clientes;
  • Oferta de valor;
  • Canais de vendas;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Fontes de receita;
  • Recursos-chave
  • Atividades-chave;
  • Parceiros-chave;
  • Fontes de custo;

Implantar a metodologia Canvas ajuda a clarear diversas ideias e caminhos dos que estão envolvidos na construção do projeto e ajuda, também, a identificar e eliminar tudo o que não é importante e que futuramente possa atrapalhar o posicionamento da empresa.

O mais interessante do Business Model Canvas é que suas partes podem ser adaptadas de acordo com o segmento da organização, onde atua e qual seu foco principal.

A partir disso, desenvolvemos o Loyalty Canvas, o modelo Canvas aplicado ao mercado de loyalty para a construção de modelos inovadores de programas de fidelização e incentivo. Fique ligado nos próximos posts em que explicaremos essa metodologia aplicada em nossos clientes.

Quer experimentar uma metodologia inovadora em sua empresa?

A Valuenet desenvolveu o Loyalty Canvas especialmente para construir modelos inovadores de programas de fidelização.