Como criar um programa de fidelidade e incentivo – Parte 3

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Como criar um programa de fidelidade e incentivo – Parte 3

Criar e gerenciar um programa de fidelidade ou incentivo eficiente é uma tarefa que pode ser bastante complexa. A garantia de que um programa de relacionamento obterá sucesso está diretamente relacionada às outras etapas do processo de sua criação: o mapeamento e o planejamento.

Foi por isso que criamos alguns artigos abordando as fases de criação, implantação e execução de um programa de loyalty, explicando um pouco da metodologia que a ValueNET desenvolveu e aplica em seus clientes, ao longo dos seus mais de 12 anos de experiência em relacionamento com o cliente.

Hoje chegamos à última parte de nossa série “Como criar um programa de fidelidade e incentivo”, em que trataremos das duas fases finais do processo: a de implementação e a operação.

 

Implementação programa de fidelidade

 

Fase 3 – Implementação/desenvolvimento

É no desenvolvimento que todas as configurações necessárias e sistêmicas são efetuadas. Nesta etapa acontece o tratamento de base e são feitos ajustes importantes para a gestão de dados, tanto da empresa, quanto da plataforma que passará a ser utilizada. Mecânicas, regras, regulamentos, critérios de pontuação, portal do participante e o catálogo de prêmios, assim como as campanhas de e-mail marketing são definidos, criados e configurados na plataforma de gestão de campanhas, Fielo.

São elaborados briefings de estratégias de comunicação e de ações específicas. Já as negociações com parceiros de premiação deverão ser feitas antes da integração com o catálogo de prêmios. Caso o resgate de prêmios seja online é preciso que haja uma integração com o e-commerce do parceiro, algo que não é necessário se for escolhida a opção de vouchers. Porém, neste último caso, é preciso criar um fluxo de automação para gerar o voucher e possibilitar a troca de informações.

O processo de implantação do Fielo é muito simples. O programa de fidelidade ou incentivo que foi criado para a empresa é totalmente configurado pela própria plataforma e dificilmente exige ajustes por parte do cliente.

Operação de um programa de fidelidade

 

Fase 4 – Operação

Essa fase consiste na execução, acompanhamento e feedback das ações que fazem parte da criação de um programa de fidelização.

Através da plataforma Fielo é possível contar com painéis online que permitem a visualização do desempenho do programa e dos participantes e como eles estão em relação aos objetivos definidos. É com base nesses painéis que serão tomadas as decisões sobre como a empresa deve prosseguir e o que deve ser otimizado ou eliminado, para garantir o êxito dos resultados do programa de fidelidade.

Na gestão operacional também é possível gerar relatórios específicos que apontem o resultado e a performance das ações, status e taxas de conversão. Eles são configurados na fase de desenvolvimento da plataforma e, quando necessário, são facilmente reconfigurados no decorrer do programa.

Os programas de loyalty são gerenciados por profissionais analíticos e estratégicos, que são envolvidos em todas as etapas do processo de implantação do programa e são os grandes responsáveis por garantir seu desempenho.

Implantar um programa de fidelidade ou incentivo não é simples, pelo contrário, requer atenção e uma série de etapas que devem ser seguidas para garantir que eles cumpram seus objetivos, trazendo engajamento e resultados para a empresa. Se a sua empresa deseja criar uma estratégia de loyalty como essa e procura o parceiro ideal, que ofereça respaldo e segurança em todo o processo, a ValueNET é uma empresa com mais de doze anos de know-how em relacionamento com clientes e possui uma equipe altamente capacitada para auxiliar sua organização durante todas as fases do projeto.

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