Como gamificar o seu negócio?

Gamificação

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Como gamificar o seu negócio?

Não é difícil perceber que as pessoas amam jogos. Basta dar uma pequena olhada no seu feed do Facebook e ver quantos convites de jogos você já recebeu. Mas jogos não são feitos somente para diversão, eles também podem ajudar a impulsionar a base do seu negócio e aí que entram as estratégias de gamificação.

Você gostaria de alavancar a produtividade e as vendas de sua companhia? Engaje seus
canais de distribuição e times de vendas através de uma competição saudável e amigável. A Gallup descobriu que colaboradores engajados podem aumentar a receita de empresas em 23% e a produtividade em 43%, além disso, contar com uma equipe engajada reduz em 87% o número de funcionários que desejariam deixar o emprego. A Gamificação pode aumentar o engajamento de suas equipes em 60%.

Gamificação e o seu negócio

Gamificação significa produtividade e incentivo. Descobrir o que seu time de vendas ou representantes nos canais de distribuição (trade) precisam para melhorar sua performance e oferecer a eles recompensas pelo engajamento com a marca, ajuda sua companhia a influenciar diversos comportamentos interna e externamente.

Mas, como você pode gamificar o seu negócio?

1 – Entenda o que seus vendedores e participantes dos canais de venda desejam;
2- Entenda o seu produto e o que ele pode oferecer;
3 –Ofereça razões para que seus públicos de interesse se engajem e aos seus clientes uma razão para voltar;
4 –Proponha objetivos e tenha regras claras.

Gamificação na prática

Veja algumas das melhores práticas para a gamificação de clientes e colaboradores segundo o Concur. E se quiser saber mais, não deixe de conferir nosso material sobre o tema.

Para equipes de vendas

Gamificar vendedores focados e incentivá-los pode ser tão simples quanto recompensá-los pelo o que eles já fazem, como viagens a trabalho. Vejamos os passos do exemplo abaixo:

  • O colaborador viaja para uma reunião de trabalho;
  • A gestão implanta um jogo de rastreamento de milhas para tornar a tarefa mais divertida;
  • O colaborador consegue atingir e pegar a recompensa;
  • Os pontos são adicionados ao quadro com os líderes do jogo em toda a empresa;
  • O reconhecimento influencia colaboradores a continuar fazendo um bom trabalho.

Para Clientes

Atualmente, a maioria dos consumidores não se encontra ativamente engajados com marcas. Cerca de 54% dos clientes estão inativos em programas de fidelidade e 69% não utiliza as comunidades online presentes em redes sociais.

Consumidores engajados e fiéis são essenciais para um negócio bem sucedido e fazer isso pode ser tão fácil quanto dar aos consumidores descontos por passar certo tempo em seu site ou em uma de suas lojas. Vamos ver um exemplo:

  • Consumidor vê um produto que ele deseja online;
  • Apenas a Loja A oferece recompensas por compras feitas no site;
  • O consumidor compra e coleta pontos na Loja A;
  • Ele retorna a Loja A para adquirir mais recompensas;
  • A Loja A passa a ter e a recompensar um cliente fiel;

Após todos esses dados é possível perceber como a gamificação pode realmente alavancar a produtividade e as vendas da sua empresa. Você já pensou em aderir à essa estratégia? Conheça mais e veja o que ela pode fazer pelos seus negócios.

Informações retiradas do blog Business 2 Community.

Está interessado em saber mais sobre a Gamificação e suas práticas? Temos algo especial para você!

Acesse nossa página dedicada e baixe o guia completo e rápido sobre como aplicar estratégias de gamificação para o seu negócio.