Montadoras: como incentivar a troca de carro para sua marca

Loyalty Marketing

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Montadoras: como incentivar a troca de carro para sua marca

Comprar um veículo é sempre um momento marcante. Existe um grande investimento de tempo e esforço do consumidor pesquisando e avaliando diversos critérios para fazer a escolha do tipo, marca e modelo do automóvel e onde efetuar a compra. Por isso, grande parte das montadoras/marcas focam sua atenção apenas no ato da venda, diminuindo sua relação com seus clientes a partir do momento que fecham um negócio. Elas esquecem que as pessoas trocam e compram diversos carros durante sua vida e que criar e manter um relacionamento a longo prazo com elas é fundamental.

Dessa forma, é preciso que as montadoras proporcionem boas experiências durante o período em que o consumidor estiver com seu veículo e planeje ações para que ele se seja fidelizado, para que se torne fiel às suas marcas, procurando-as sempre que houver uma oportunidade de uma nova compra. Mas então, como incentivar a escolha do cliente pela sua marca de veículo?

Ter um bom relacionamento pós-venda

O pensamento de que o relacionamento entre a marca e consumidor acaba no momento em que a venda é concretizada é mesmo um equívoco. Manter uma boa relação com o cliente após a venda é muito importante e pode ajudar em uma futura nova compra ou até mesmo para aquisição de outros serviços. Segundo pesqusia da Gallup em 2013, proprietários satisfeitos são três vezes mais propensos a comprar um veículo da mesma marca¹ e isso pode ser o diferencial nos resultados das vendas.

Ligar para saber como está sendo a rotina com o novo carro, se ocorreram problemas ou até mesmo para oferecer novos serviços é importante. Isso demonstra uma atitude responsável e atenciosa para com o cliente, é como se a marca estivesse dizendo “Olá, nós estamos aqui para ajudar caso você precise, sempre e quando for necessário!”. Conquistar a confiança do consumidor é sempre essencial.

Proporcionar boa experiência com a marca

Como já dissemos, atenção e cuidado são requisitos importantíssimos para a fidelizar um cliente. Não basta apenas produzir um veículo de qualidade, a ideia é também proporcionar boas experiências ao clientes. Segundo pesquisa realizada por pela J.D. Power Sales Satisfaction Index (SSI) StudySM Brasil 2015, 21% dos consumidores afirmam que um dos motivos que influenciam na compra de um automóvel de determinada marca, é a experiência vivida com ela no passado.

Por exemplo, momentos marcantes como a retirada do veículo podem ser explorados. Demonstrar o quanto o produto foi cuidadosamente preparado para a entrega gera uma sensação de individualidade ao cliente e faz com que ele se sinta único e satisfeito pela escolha.

Outro exemplo é separar alguns minutos para apresentar as principais funcionalidades do automóvel, como usá-las corretamente e de maneira fácil, para facilitar a rotina do consumidor. Mesmo que ele não seja fidelizado, ter uma boa experiência ajuda a criar uma imagem positiva da marca e fará com que essa história seja propagada para familiares, amigos, entre outros.

Mas, como fazer com que o cliente realmente se fidelize?

A chave para que o consumidor continue procurando a sua montadora no momento de uma nova compra é oferecer a ele uma boa experiência, que pode ser desenvolvida e aprimorada por meio de um programa de fidelização.

A ValueNET é especialista em programas de loyalty e tem mais de 12 anos de experiência em projetos de gestão do relacionamento com o cliente, além de uma equipe altamente capacitada para planejar e implantar de maneira eficaz e confiável sua estratégia de fidelização.

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