Por que estratégias de Loyalty dependem de tecnologia?

Loyalty Marketing

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Por que estratégias de Loyalty dependem de tecnologia?

Os programas de fidelização tradicionais utilizam uma mecânica que pode ser considerada “binária”, ou seja, “se você comprar R$100, ganha 1 ponto para trocar na sua próxima compra”, ou então “ao almoçar 5 vezes aqui, o 6º almoço é por nossa conta”. São mecânicas muito baseadas no “sim” e no “não” e que recompensam apenas o ato de compra. Como falamos no artigo anterior, esse tipo de estratégia de fidelização é cada vez menos valorizada pelos participantes desses programas.

O New Loyalty surge como a evolução dos conceitos tradicionais de fidelidade “by-the-book” e consiste em programas mais elaborados e ramificados que estimulam o engajamento das pessoas – e com isso, os objetivos da empresa são atingidos.

É como trocar o velho “cartão carimbado” do restaurante por um app de celular que informa rankings, pontuações e o quão próximo ou distante você está do seu objetivo.

Naturalmente, quanto mais elaborada a estratégia de Loyalty Marketing, mais difícil se torna a mensuração dos resultados. Para reduzir a complexidade de gestão envolvida nesse novo modelo, é preciso possuir essencialmente duas coisas:

  • Tecnologia: para fazer todas as parametrizações do programa, processar todas as informações e combiná-las para uma análise e mensuração assertivas dos resultados;
  • Conhecimento: para elaborar programas alinhados aos objetivos do negócio e que realmente estimulem o comportamento nos participantes, ou seja, que sejam adequados ao público-alvo.

 

A experiência do usuário precisa ser completa. Por isso, o mais indicado é tornar a informação o mais acessível possível, para estimular a participação e o acompanhamento dos resultados. Isso é possível através da utilização de recursos como aplicativos mobile com acesso à câmera do celular. Com isso, os participantes podem enviar fotos das suas ações e também compartilhar nas redes sociais. É fundamental fazer uso de todas as tecnologias disponíveis.

Uma tecnologia com base em um software CRM ajuda em todo o ciclo de fidelização e assume o papel de apoio, com inteligência para gerenciar qualquer tipo de relação, seja entre clientes, fornecedores, ou outros stakeholders, e munir a estratégia de Loyalty com informações estruturadas e valiosas.

Ele, basicamente, auxilia na descoberta do público-alvo, bem como qual a melhor maneira de atendê-los; na captação de novos clientes, com a coleta de dados estratégicos e demográficos referentes às ações das pessoas; e na análise granular dos dados, através de técnicas de estatística e aprendizagem para fornecer informações concretas para a tomada de decisão.

Na linha de frente de uma estratégia de Loyalty é preciso existir uma ferramenta poderosa, capaz de interpretar precisamente todos os dados fornecidos pelo CRM e o potencial de fidelidade de seus clientes, para que os esforços sejam direcionados aos grupos que realmente valem à pena fidelizar.

O Fielo é nossa moderna solução de fidelização e gestão de incentivos desenvolvido na plataforma poderosa do Salesforce.com e totalmente customizável ao seu negócio. Nós da ValueNET somos consultores especializados
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e usamos sua tecnologia para criar, implantar e gerenciar estratégias de Loyalty. Seu modelo inovador é flexível o suficiente para gerir qualquer modelo de estratégia, para que seja possível:

  • Escolher os melhores critérios de incentivo de acordo com o público-alvo;
  • Variar os pontos de acordo com as compras e/ou ações comportamentais;
  • Configurar as regras para determinados segmentos da base de contatos;
  • Variar as estratégias de acordo com o público que você deseja engajar.

 

Unimos o nosso conhecimento de mais de 12 anos de mercado em CRMLoyalty Marketing, com nossas certificações da Salesforce, um dos maiores players de tecnologia de CRM do mercado para viabilizar nossos serviços de Loyalty as a Service e garantir os melhores resultados para nossos clientes.

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