Precisa de mais engajamento? Que tal usar estratégias de gamificação?

Gamificação

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Precisa de mais engajamento? Que tal usar estratégias de gamificação?

Com certeza você já ouviu falar que a “vida é um jogo”. Pois é, isso nunca fez tanto sentido quanto agora, com a gamificação (ou gamification) entrando cada vez mais no mundo dos negócios, mudando a forma de comportamento das pessoas e a forma como elas se relacionam com as empresas.

As perspectivas de crescimento do investimento em estratégias de gamificação no ano de 2015 são ainda maiores do que nos anos anteriores, algo que já vinha sendo previsto pela consultoria Gartner. Em uma pesquisa de 2011, ela apontou que até este ano, mais de 50% das empresas usariam técnicas de gamification para inovar em seus processos.

Dentre as principais tendências, podemos citar os Learning Games, jogos para desenvolvimento e aprendizagem das pessoas nas empresas e escolas, e os Serious Games, que são utilizados para melhorar algum aspecto específico de aprendizagem, aprimoram habilidades e munem os colaboradores com informações relevantes, através de recursos como a simulação de situações reais, por exemplo.

Mas nem precisamos ir tão longe. Muito aplicativos que usamos, seja profissional ou pessoalmente, utilizam a gamificação como estratégia de engajamento de seus usuários. Veja abaixo alguns deles. Você, provavelmente, tem algum (ou todos) instalado no seu dispositivo móvel.

Foursquare / Swarm

Foursquare

Pode-se dizer que o Foursquare foi o precursor do boom do conceito de gamificação em apps. Entre 2009 e 2010, foi um dos principais aplicativos utilizados em tablets e smartphones mundialmente, justamente por explorar as recompensas para os usuários de acordo com os check-ins realizados – eram oferecidas “medalhas” temáticas, por exemplo, para quem frequentava restaurantes japoneses, casas noturnas ou parques. Recentemente reformulado, desde a identidade visual até as funções, o Foursquare hoje serve para que as pessoas encontrem lugares bacanas próximos, com base em preferências pessoais e recomendações públicas, deixando a funcionalidade de check-in e compartilhamento da localização para um segundo aplicativo que pode ser integrado, chamado Swarm. O Swarm, por sua vez, continua oferecendo as recompensas temáticas para os check-ins, dessa vez em formato de adesivos.

Waze

Waze

Como não falar do Waze, o GPS mais querido de todos os tempos? Este aplicativo está mudando a forma como navegamos e trafegamos, com informações em tempo real durante o percurso. O Waze é totalmente colaborativo e recompensa os usuários com pontuações de acordo com as várias ações que podem ser realizadas, como avisar quando há radares, políciamento, acidentes, ao enviar comentários, passar por check-points, registrar e nomear vias, postar no fórum etc.

Nike+ Running

Nike + Running

O Nike+ Running talvez seja um dos aplicativos menos conhecidos dentre os quais citamos até agora – ele é o incentivo que faltava para muita gente começar a correr. Ao conectar o sensor Nike+ em seu smartphone ou dispositivo vestível, ele registra sua corrida, bem como as estatísticas do percurso. A empresa “gamificou” o fitness, tranformando-o em um jogo, no qual os jogadores acompanham o seu progresso individual (e o de outros participantes), em relação às metas estabelecidas em um ranking. Para ganhar pontos, basta correr.

O poder de motivar e incentivar através de recursos simples

Uma das principais características da gamificação é sua capacidade de condicionar o comportamento das pessoas através de recompensas, mas de uma maneira divertida, o que explica a obsessão de muitas pessoas por esses aplicativos ou mesmo pelos jogos em redes sociais. Como falamos em um post anterior, os aspectos lúdicos da gamificação, aplicados aos negócios ajudam, e muito, no engajamento dos usuários, o que pode ser o diferencial nos resultados das empresas.

Gostaria de fazer parte do mundo da gamificação?

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