Programas de incentivo: um aliado para aumentar indicações para sua empresa

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Programas de incentivo: um aliado para aumentar indicações para sua empresa

Quando precisamos de algum produto ou serviço, geralmente, recorremos ao nosso círculo familiar e de amizades em busca de indicações. Sendo assim, é fundamental que as empresas busquem estratégias para que seus clientes façam indicações a seu respeito. E uma das formas de fazer isso é por meio de programas de incentivo.

Mas, quais fatores são importantes para que um cliente indique seus serviços ou produtos?

  • Qualidade de atendimento;
  • Suporte adequado;
  • Qualidade do produto/serviço;
  • Conhecimento das ofertas pelos colaboradores ou parceiros;
  • Disponibilidade da empresa quando o cliente a procura;
  • Agilidade na solução de problemas ou dúvidas;
  • Confiança na organização, seja em relação aos produtos/serviços ou à sua equipe de atendimento e suporte;
  • Experiências marcantes proporcionadas pela marca;

Por exemplo, ao realizar uma compra em uma loja ou ao visitar um novo restaurante, os fatores que causaram uma boa impressão e proporcionaram uma boa experiência – como ter recebido um atendimento atencioso – provavelmente farão com que o local seja indicado para amigos, parentes, colegas de trabalho ou mesmo recomendado em sites e redes sociais.

E como um programa de incentivo pode aumentar o número de indicações favoráveis para a sua empresa?

Como já dissemos em outros artigos aqui do blog, uma equipe motivada e engajada influencia diretamente o comportamento do consumidor. Um colaborador satisfeito realiza suas tarefas de maneira mais eficiente e, por que não dizer, feliz? Não somente sua equipe pode fazer parte de um programa de incentivo e relacionamento, mas também parceiros, fornecedores, representantes externos, etc. Esse tipo de iniciativa traz engajamento e satisfação para o trabalho, refletindo no atendimento ao cliente que, a partir de uma boa experiência, faz indicações da sua empresa.

Programas de incentivo para os públicos internos são uma das grandes formas de levar um novo fôlego e entusiasmo para a equipe de colaboradores de uma empresa. É possível desenvolver diversas estratégias para cada público, como vendas, atendimento, franquias, parceiros e fornecedores.

Um programa de incentivo para a equipe de vendas focado em atendimento, por exemplo. Através de mecanismos de gamificação, os participantes que obtiverem maior pontuação na pesquisa de satisfação de clientes ganham recompensas como palestras especiais, participação em eventos ou mesmo cursos de especialização ou idiomas. Este tipo de programa de relacionamento é uma forma de preparar o time para que ele consiga dar suporte total para o cliente e proporcione experiências cada vez melhores. Um colaborador bem treinado passa não só confiança, mas também a imagem de que a marca se preocupa em manter o nível de excelência de atendimento ao consumidor.

Agora vamos pensar em um programa de incentivo para estimular uma competição saudável entre franquias, também para melhorar o atendimento e vendas. A franquia A bateu as metas de vendas estabelecidas pelo programa, porém, o número de clientes que responderam uma pesquisa e se mostraram satisfeitos com o atendimento ficou abaixo do número da franquia B. Logo, a franquia que pode trazer mais indicações para o negócio é a B.

Muitos consumidores percebem diferenças de atendimento de uma loja para outra de uma mesma marca. Assim, um programa de incentivo traz uma visão mais abrangente dos resultados gerais e os de cada unidade, permitindo o uso de diferentes estratégias para a melhoria e otimização dos processos, buscando sempre melhores resultados.

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