Premiação: o elemento-chave para programas de loyalty

Loyalty Marketing

2711

Premiação: o elemento-chave para programas de loyalty

Recompensas relevantes e regras simples são fundamentais para o sucesso de programas de loyalty*

Programas de loyalty estão sendo cada vez mais usados para manter e criar engajamento com clientes e fidelização com as marcas. Porém, se eles não forem fáceis de entender – com mecânicas de pontuação e participação claras – e mais importante, se não oferecerem prêmios ou recompensas relevantes para os usuários, os participantes vão simplesmente abandoná-lo, segundo pesquisa da Colloquy, divulgada recentemente pela eMarketer.

Motivos participação em Programas de Loyaty

Apesar de ser uma pesquisa feita no mercado norte-americano, ela traz algumas informações valiosas sobre estratégias de loyalty marketing:

Mais da metade dos respondentes que entraram em um programa de fidelidade no último ano (56%), o fizeram pela possibilidade de ganhar pontos ou milhas por suas compras.

Já como membros, 81% deles permaneceram pela facilidade de entendimento do programa de loyalty.

E 75% deles também continuaram no programa pois os prêmios/recompensas e ofertas eram relevantes para eles.

A premiação é um grande motivador para os participantes de programas de fidelização. Mais da metade dos respondentes desta pesquisa (56%) deixaram de participar de um programa de loyalty por não terem interesse nas recompensas oferecidas ou pela dificuldade em ganhar pontos pelos prêmios (54%).

Motivos continuar participando de Programas de Loyalty

Manter os participantes e seu engajamento nos programas de loyalty também é um desafio para as empresas e requer diferentes estratégias para diferentes públicos. A mesma pesquisa apontou particularidades entre Millennials (nascidos após 1980, também conhecidos como Geração Y) são mais receptivos a programas de fidelização que reafirmem seu estilo de vida, por ser divertido e que ofereçam recompensas não-monetárias, como ter acesso antecipado e exclusivo a produtos e serviços ou mesmo a conteúdo.

No caso da base de respondentes desta pesquisa, o motivo principal para participação em programas de loyalty foi a possibilidade de economizar dinheiro (troca por recompensas).

*Este post é uma tradução livre do artigo Rewards, Offers Keep Loyalty Program Participation Going (03/11/15) do site eMarketer.

Gostaria de saber mais sobre estratégias efetivas para programas de loyalty?

Entre em contato com um dos nossos consultores especialistas em programas de fidelização