Relacionamento B2B: Valuenet no Mundo do Marketing

Institucional

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Relacionamento B2B: Valuenet no Mundo do Marketing

Rafael Assunção, CEO da Valuenet Incentive Solutions, questiona  a forma como as campanhas de relacionamento B2B estão sendo feitas, em artigo para o portal Mundo do Marketing

No artigo “Relacionamento B2B: um basta a campanhas aleatórias e sem resultados“, feito para portal Mundo do Marketing, nosso CEO, Rafael Assunção, fez uma série de questionamentos sobre os formatos e estratégias que têm sido usadas pelas empresas para realizar campanhas de relacionamento B2B.

“Costumo dizer que as campanhas promocionais
para clientes, fornecedores e demais stakeholders são ações sem memória, continuidade ou possibilidade de mensuração”.

Ele destaca as limitações existentes nos programas de incentivos de hoje, que normalmente estimulam e premiam apenas um tipo de comportamento (compra e venda). Comenta que as campanhas de relacionamento B2B são feitas de maneira pontual e espaçadas, normalmente para atender objetivos imediatos, sem a preocupação em criar um relacionamento a longo prazo com os participantes e pior, sem aproveitar as informações e dados obtidos nessas iniciativas para gerar inteligência para a empresa.

“Arrisco dizer que o que se tem feito até então não é uma gestão de relacionamento, mas um calendário de campanhas soltas e com resultados efêmeros”.

Rafael ainda menciona que atual cenário tecnológico tem criado oportunidades únicas para realizar ações perenes e não apenas pontuais e que a aquisição e integração de dados (big data) gerados nessas iniciativas que podem ser usados para ampliar o engajamento dos participantes, trazendo maiores níveis de participação, comprometimento e, consequentemente, resultados para as campanhas de relacionamento B2B.

“A pergunta que fica é: as empresas estão propondo
uma inovação em suas ações de relacionamento
com clientes, equipes internas e comerciais, ou ainda acreditam que para engajar basta oferecer uma viagem para o vendedor nota 10?”

 

Nosso CEO também aponta ao final do artigo os impactos (inclusive financeiros) da mudança desta visão sobre programas de relacionamento B2B.

Não deixe de conferir o artigo completo no portal Mundo do Marketing.

Relacionamento B2B: um basta a campanhas aleatórias e sem resultados

Leia o artigo do nosso CEO, Rafael Assunção, para o portal Mundo do Marketing